Boletim Técnico » Óleos para motor


SPECIFIC 508 88 509 99
5W-40

Lubrificante para Motor VW a Gasolina, Álcool, Flex,
Gás e Diesel leve
Aprovação VW 508 00& 509 00
Technosynthèse® - Full SAPS


APLICAÇÕES

Lubrificante desenvolvimento especialmente para os modernos veículos do Grupo VAG (VOLKSWAGEN, AUDI, SKODA e SEAT) equipados com motores que respondem à EURO IV e EURO V que exijam lubrificantes aptos a trabalhar com combustíveis de baixa qualidade nos países em que a VW proíbe utilização da norma VW 504 00/507 00.
MOTUL Specific 508 88 & 509 99 5W -40 é um robusto lubrificante para motores Diesel, Gasolina (Flex) trabalhando com alto teor de etanol na gasolina (E 100, E 85...), metanol ou com Diesel com elevado teor de enxofre. A norma VW 508 88 para os motores a gasolina e a VW 509 99 para os motores Diesel são particularmente indicadas para os mercados da América do Sul e VW do Brasil para os veículos VW brasileiros. O lubrificante VW 508 88 & 509 99 é indicado para período limitado de intervalo da troca de óleo conforme as exigências locais. Para veículos importados da marca VW verificar no manual do proprietário se a utilização deste produto está permitida.

ESPECIFICAÇÕES

ESPECIFICAÇÕES: ACEA A3/B4
                                  API performance SN
APROVAÇÕES:      VW 508 88 509 99


Motores utilizando combustíveis de baixa qualidade estão expostos a excessiva corrosão, depósitos, formação de borra e desgaste. A MOTUL desenvolveu o SPECIFIC 508 88 & 509 99, um lubrificante VW REO (óleo robusto para motor) especialmente formulado para intensificar a proteçã o contra corrosão, evitando a formação de emulsão, borra nos turbos e depósitos nos pistões. Com sua exclusiva formulação Technosynthese®, o elevado TBN previne contra a ação dos ácidos, comuns em combustíveis com altos teores de enxofre e sua alta viscosi dade HTHS (>3,5 mPas.s) propicia a formação de uma película super resistente para maior proteção contra o desgaste mesmo nas mais severas condições de uso. As normas VW 508 88 509 99 definem produtos com tecnologia Full SAPS – Fósforo, Enxofre e Cinzas sulfatadas – não sendo portanto disponível para motores Diesel com DPF.

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO

Intervalos de troca: Recomendamos seguir escrupulosamente as instruções dos fabricantes e/ou adaptar à severidade do serviço. Não misturar com produtos de outras especificações. Antes de usar, verifique sempre o manual do proprietário.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Grau de Viscosidade SAE J 300 5W-40
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.860
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 13.3 mm²/s 10/13


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 76.2 mm²/s
Viscosidade HTHS a 150°C (302°F) ASTM D 4741 3,7 mPa.s
Índice de Viscosidade ASTM D2270 177
Ponto de fluidez ASTM D97 -42°C / -43.6°F
Ponto de fulgor ASTM D92 233°C / 451.8°F
Cinzas Sulfatadas ASTM D874 1.3 % em peso
TBN ASTM D2896 11.4 mg KOH/g



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